Gradiente

Gradiente

  • Fundação

    São Paulo, Brasil, em Outubro de 1964

A Gradiente é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos, fundada em 1964, em São Paulo. Nos anos 70, a companhia teve um crescimento econômico relevante, implantando a sua primeira fábrica na Zona Franca de Manaus (Amazônia) em 1972, e abrindo seu capital em 1974. Entre outros motivos, a expansão aconteceu devido à limitação da importação de produtos eletrônicos durante o período.

Na mesma década, a empresa focou em produzir equipamentos de áudio de alta qualidade, como amplificadores, receptores e tocadores de música de forma geral — um empenho que foi mantido durante os anos 80.

Além disso, o desenvolvimento da empresa também foi marcado por numerosas aquisições. Alguns exemplos são: em 1979, a Garrard foi adquirida com o objetivo de fazer exportações usando a marca, que era internacionalmente reconhecida. 

Também em 1979, a Polyvox foi adquirida e, em 1989, a Gradiente comprou a Telefunken, entrando no mercado de televisores. Já em 2005, a companhia comprou a Philco, vendendo-a em 2007 para um grupo chinês.

A partir da década de 90, com a considerável entrada de produtos eletrônicos produzidos no exterior, a companhia sentiu um forte impacto nas suas vendas. Diversificando na produção, a empresa apostou, inclusive, no mercado de games em parceria com a Nintendo. Em 2012, a marca voltou ao mercado com a venda de monitores LCD, Blu-ray Players e com a campanha Meu Primeiro Gradiente, direcionada ao público infantil.  

Entretanto, com dificuldades de se reestruturar e enfrentar a forte concorrência, a companhia anunciou, em 2018, o pedido de recuperação judicial. Em paralelo, duas atividades também foram colocadas em prática: a locação de seus imóveis industriais e o licenciamento da marca. 

Últimas sobre Gradiente