Garmin

Garmin

"Engineered on the inside for life on the outside⁣⁣⁣"
  • Fundação

    Estados Unidos, em 1989

  • Sede

    Olathe, Kansas, EUA

A Garmin foi fundada em 1989, pelos engenheiros elétricos Gary Burrell e Min H. Kao. A companhia atua na criação e fornecimento de dispositivos de comunicação e navegação GPS e tecnologia vestível para os segmentos aeronáutico, automotivo e marítimo. Além disso, a marca ainda conta com as linhas de produtos fitness e “outdoor”, para aventuras ao ar livre.

A linha do tempo da companhia revela alguns marcos: em 1993, o GPS 95 foi apresentado ao mundo, surgindo a primeira unidade portátil da tecnologia para o ramo da aviação. Em 1998, foi lançado o NavTalk, o primeiro celular com GPS integrado. 

No ano de 2003, o Forerunner 201 marcou a trajetória da empresa como o seu primeiro dispositivo vestível, feito para os praticantes de corrida. Já em 2018, introduziu no mercado o relógio para mergulhadores profissionais, ampliando seus ramos de atuação. O ano de 2020, por sua vez, foi marcado pela adição da tecnologia de carregamento solar aos seus dispositivos inteligentes, redefinindo a vida útil da bateria dos aparelhos.

Sediada em Kansas, a companhia também conta com escritórios em outras localidades dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Com Clifton Albert Pemble como diretor executivo, a empresa reúne cerca de 18.700 funcionários em todo o mundo.

Comprovando o destaque global, a companhia marca presença na edição de 2022 da lista The Global 2000, organizada pela Forbes. No ranking que enumera as maiores empresas do mundo, a Garmin ocupa a 1344ª posição e tem valor de mercado estimado em US $21.3 bilhões.

Últimas sobre Garmin