Dropbox

Dropbox

  • Fundação

    Califórnia, Estados Unidos, em 01 de Janeiro de 2007

  • Sede

    São Francisco, Califórnia, EUA

O Dropbox é um serviço operado pela Dropbox Inc., uma empresa fundada em 2007 Drew Houston e Arash Ferdowsi, sediada em San Francisco, nos Estados Unidos. A companhia é especializada em serviços de armazenamento de arquivos na nuvem.

Segundo Drew Houston, a ideia do serviço surgiu após ele esquecer várias vezes seu pendrive enquanto estudava no MIT, quando trabalhava e estudava em múltiplos computadores e laptops. Foi quando ele decidiu criar um serviço para atender suas necessidades e percebeu que também poderia auxiliar outras pessoas.

O Dropbox pode ser usado por uma pessoa que queira armazenar todos os seus arquivos na nuvem para poder acessá-los de qualquer dispositivo. Desde 2009, a companhia tem também apps para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

A empresa oferece diferentes planos para seu público, começando pelo pacote gratuito, com 2 GB de espaço. Quem topar pagar para usar o Dropbox pode expandir os limites: a opção premium mais barata oferece 2 TB de espaço.

Devido à sua proposta de oferecer facilidade de uso, o Dropbox aposta em uma experiência multiplataforma, com suporte a todos os sistemas operacionais para desktops (Windows, Mac e Linux), além das plataformas móveis mais populares, Android e iOS.,

Em 2022, a empresa destaca que já tem mais de 700 milhões de usuários registrados, dos quais mais de 17 milhões são assinantes dos planos pagos.

A empresa é conhecida pelo seu serviço de armazenamento em nuvem, mas já experimentou outros projetos. A companhia mantém o Dropbox Paper, uma alternativa ao Microsoft Office e ao Google Drive. Outros experimentos que não foram adiante incluem o Mailbox, um app de e-mail encerrado em 2015, mesmo ano em que foi descontinuado o Carousel, um app de galeria de fotos que teve suas funções incorporadas ao app principal.

Últimas sobre Dropbox