BLU

BLU

"Bold Like Us"
  • Fundação

    Miami, Florida, Estados Unidos

  • Sede

    10814 NW 33rd St, Doral, Estados Unidos

A BLU Products é uma empresa de celulares sediada em Miami, nos Estados Unidos, fundada pelo brasileiro Daniel Ohev-Zion e diriga por seu filho Samuel Ohev-Zion. Apesar da localização, a companhia visa atender um público que busca smartphones mais acessíveis e atua principalmente nos países de terceiro mundo.

Desde 2009, a BLU é conhecida por não desenvolver seus próprios celulares, e sim adquiri-los de outras fabricantes, normalmente chinesas ou indianas, para adaptá-los e distribuí-los com sua própria marca em diferentes mercados.

Apesar da operação com smartphones de marca própria ter começado apenas em 2009, a empresa é mais antiga. Na década de 1990, Ohev-Zion já comercializava celulares de outras marcas, como Sony Ericsson, Nokia e Motorola. Foi em 2008, em meio a uma crise global, que enxergou uma oportunidade de comercializar produtos com uma marca própria.

A empresa já passou por algumas polêmicas que afetaram a sua atuação. A mais grave delas a colocou na mira do governo dos Estados Unidos entre 2016 e 2018, quando foi acusada de distribuir celulares com spyware pré-instalado que enviava dados de usuários para a China. A empresa não foi multada, mas precisou se submeter a análises constantes de suas práticas de segurança.

A BLU também passou por idas e vindas no mercado brasileiro, chegando a paralisar as vendas no país em decorrência de disputa com a operadora Vivo por conta da linha Vivo XI+ em 2018. Em 2022, a companhia retornou com três modelos: BLU B3, B6 e B9.

Produtos BLU

Últimas sobre BLU