BlackBerry

BlackBerry

  • Fundação

    Waterloo, Ontário, Canadá, em 07 de Março de 1984

  • Sede

    2200 University Avenue East Waterloo, Ontario

A BlackBerry Limited, antiga Research In Motion Limited (RIM), é uma empresa canadense que ficou conhecida por seus smartphones, especialmente durante a década de 2000, quando foi um dos principais nomes do mercado antes da popularização do iPhone e do Android.

Apesar de seu pico na década de 2000, a empresa foi fundada em 1984, ainda como uma empresa de software. A partir de 1988, começou a trabalhar com telecomunicações, desenvolvendo sistemas de transmissão utilizados por pagers (os famosos bipes) e ferramentas de pagamentos sem fio.

Foi em 1996 que a empresa começou a entrar no mercado do hardware para o consumidor final. Naquele ano, a empresa lançou o Inter@ctive Pager 900, um sistema de troca de mensagens de texto que contava com um teclado QWERTY para digitação.

Foi só em 1999 que a RIM lançou seu primeiro pager com a marca BlackBerry, chamado BlackBerry 850, quando também introduziu o sistema BlackBerry OS. Já em 2002, a empresa entrou de vez no mercado de smartphones, com capacidade de chamadas de voz, navegação na internet, troca de mensagens e mais.

Como uma das pioneiras no mercado de smartphones, teve a oportunidade de crescer bastante no mercado antes de começar a enfrentar concorrência mais dura por parte da Apple e seu iPhone e outras fabricantes que se valiam do sistema Android.

Em 2013, a empresa abandonou de vez o nome Research in Motion e passou a se chamar BlackBerry. E, em 2016, deixou de lado completamente a produção de dispositivos móveis.

A companhia sempre foi conhecida pela sua preocupação com segurança, e esse se tornou o caminho da BlackBerry após a saída do mercado de celulares. A empresa passou a focar-se em softwares para cibersegurança para uso corporativo.

Produtos BlackBerry

Últimas sobre BlackBerry