Baidu

Baidu

  • Fundação

    Pequim, China, em 18 de Janeiro de 2000

  • Sede

    10 Shangdishi St, Haidian District, Pequim, China

O Baidu Inc. é uma empresa multinacional chinesa fundada em 2000, sediada em Pequim. A companhia atua em várias áreas do mercado de tecnologia, mas é mais conhecida pelo seu buscador, líder de mercado na China, uma vez que o Google é bloqueado no país.

Devido ao seu popular motor de buscas, o Baidu é conhecido pelo apelido de “Google da China”. A alcunha também faz referência à variedade de iniciativas da empresa, que também tem o Baidu Maps, portais de notícias, tradutor, antivírus e muitos outros serviços digitais.

Além disso, a companhia também é uma das lideranças no desenvolvimento de tecnologia para veículos autônomos e inteligência artificial na China.

O Baidu desembarcou no Brasil em 2013 e lançou seu buscador no país apenas em 2014. Naquele ano, a empresa também adquiriu o portal de compras coletivas Peixe Urbano, que foi revendido em 2017 para o fundo Mountain Nazca, que também era dono do Groupon na América Latina.

Apesar de ser uma multinacional gigantesca, a empresa ficou marcada negativamente no Brasil pela sua estratégia agressiva de divulgação e distribuição de seus produtos. O Baidu chegou a contabilizar mais de 40 milhões de usuários no país, mas poucos deles se tornaram usuários voluntariamente.

A tática envolvia incluir o Baidu Antivírus e outros produtos, como PC Faster, o Spark Browser e o Hao123, nos instaladores de outros programas, contando com a falta de atenção dos usuários para se infiltrar nos computadores. Não à toa, muitos associavam o comportamento ao de um malware. 

Em 2018, o Baidu anunciou a sua saída do mercado brasileiro em definitivo.

Últimas sobre Baidu