Apple

Apple

"Think different (Pense Diferente)"
  • Fundação

    Cupertino, Califórnia, EUA, em 01 de Abril de 1976

  • Sede

    1-6 Infinite Loop, Cupertino, Califórnia.

A Apple é uma das maiores empresas de tecnologia do planeta. Ela foi fundada no dia 1º de abril de 1976 por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne a fim de começar a produzir e vender seu primeiro produto: o computador Apple I, criado por Wozniak. 

Originalmente chamada de Apple Computer Company, a empresa passou a ser Apple Computer Inc. a partir de 1977. No mesmo ano, começou a vender o Apple II, que rapidamente se tornou sucesso de vendas e um dos primeiros microcomputadores com produção em grande escala.

A empresa também se destacou nos primórdios da computação pessoal pela adoção de interfaces gráficas de usuário. O Lisa, lançado em 1983, foi o primeiro a contar com a tecnologia, apesar do fracasso comercial. No ano seguinte, a companhia teve grande sucesso novamente com o Macintosh, que se tornaria base dos negócios da empresa por mais de duas décadas.

Em 1985, no entanto, Steve Jobs deixou a companhia, o que deu início a uma fase de declínio dos negócios. Apenas em 1997, com a aquisição da NeXT e seu retorno, a empresa entraria novamente nos eixos, com o lançamento do iMac. Em 2001, a maré virou completamente com o lançamento do primeiro iPod.

A partir de 2007, a companhia enxergou uma nova oportunidade de mercado, com o início da era dos smartphones. Foi quando a companhia lançou o iPhone, que se destacava da competição da época pela aposta na tela multitoque em vez dos teclados físicos. O formato viria a se tornar o padrão da indústria ao longo dos anos seguintes.

A revolução do iPhone elevou o patamar da Apple e transformou outros produtos da empresa em sucesso. A companhia se tornou líder absoluta no mercado de tablets com o iPad, além de se tornar o principal nome do segmento de relógios inteligentes com o Apple Watch.

Desde 2011, a companhia é comandada por Tim Cook, que assumiu o posto de CEO após o afastamento e morte de Steve Jobs. Sob sua batuta, a companhia diversificou a linha de produtos ao consumidor.

A companhia ainda produz outros produtos importantes, como seus laptops, incluindo o Macbook Air e Macbook Pro, e a Apple TV, sua set-top box, e os fones de ouvido AirPods.

A companhia também começou a apostar pesado em serviços, entre os quais se destacam o Apple Music e o Apple TV+, que oferecem streaming de música e séries, respectivamente. Além disso, também oferece o Apple Pay e o cartão de crédito Apple Card.

O sucesso comercial pós-2001 fez com que a empresa alcançasse algumas marcas históricas. Em 2018, a Apple se tornou a primeira companhia de capital aberto a superar US$ 1 trilhão em valor de mercado.

Produtos Apple

Últimas sobre Apple