Review Galaxy Book2 Pro | Notebook premium e extremamente leve

Por Ramalho Lima (Maldditu Xavier) | Editado por Léo Müller | 29 de Agosto de 2022 às 16h52

clique para compartilhar

Link copiado!

Galaxy Book 2 Pro
ver mais

Em agosto de 2022, a Samsung lançou no mercado nacional seu mais novo notebook premium e ultra portátil, o Galaxy Book2 Pro. O equipamento faz parte da plataforma Intel EVO, que é um selo que garante que determinadas especificações do dispositivo obedecem a parâmetros estabelecidos pela gigante do setor de semicondutores.

Por isso, o Galaxy Book2 Pro traz as tecnologias mais recentes do segmento de computadores móveis, incluindo chip Intel de 12ª geração, memória LPDDR5 e Wi-Fi 6E. Além disso, para receber o selo Intel EVO, ele também precisa se enquadrar na categoria de notebooks ultraleves e ultrafinos, o que o dispositivo cumpre com excelência.

Dotado de ótimo poder de processamento para tarefas gerais e eficiência energética acima da média, o Galaxy Book2 Pro chegou ao país custando R$ 13 mil no site da Samsung. Em minha análise, eu tento esclarecer se vale a pena pagar tanto em um notebook como este, mesmo ele tendo tantas características de destaque.

Prós

  • Extremamente fino e leve
  • Tela AMOLED de ótima qualidade
  • Bateria com excelente duração
  • Ótimo desempenho para tarefas gerais
  • Carregador compacto e versátil

Contras

  • Chassi retém marcas de digitais
  • A tela poderia ser mais nítida

Design, Construção e Conectividade

Como parte do programa Intel EVO, o Galaxy Book2 Pro precisa obedecer a uma gama de padrões estabelecidos pela Intel. Dessa forma, o equipamento deve, obrigatoriamente, apresentar um design compacto, leve e resistente.

  • Dimensões: 355,4 x 225,8 x 13,3 mm
  • Peso: 1,17 kg.

O Galaxy Book2 Pro atende muito bem a esses requisitos, tendo espessura de pouco mais de um centímetro. O chassi do notebook é feito com o uso de três materiais, a depender da parte: alumínio anodizado (tampa), liga de alumínio (moldura interna da tampa) e liga de magnésio (moldura do teclado e parte inferior).

Na parte superior do laptop, temos a logo da Samsung em design espelhado. Na parte inferior, ficam localizados os quatro pés emborrachados, as saídas de ar e os dois alto-falantes.

A princípio, há apenas um modelo disponível no Brasil, na cor grafite escuro, que, apesar de possuir uma textura fosca, consegue reter muitas marcas de digitais. A tela do Galaxy Book2 Pro tem bordas muito finas, resultado do excelente trabalho de otimização de espaço feito pela Samsung.

Partindo para as conexões, do lado esquerdo do dispositivo, temos uma porta HDMI e duas portas USB-C, sendo que uma delas é Thunderbolt 4 (compatível com carregamento e periféricos de todo tipo, incluindo os de saída de vídeo). Do lado direito temos uma porta USB-A 3.2, um leitor de cartões microSD e um conector híbrido para fones de ouvido/microfone.

Já em matéria de conexões sem fio, o laptop conta com Wi-Fi 6E (Gig+), 802.11 ax 2x2 e Bluetooth v5.1.

O Galaxy Book2 Pro é um notebook de nicho. Ele não tem desempenho topo de linha para servir a quem vive da edição de fotos e vídeos, nem a fãs de jogos pesados. O equipamento possui preço muito acima da média por ser extremamente fino e leve, e também por trazer tecnologia de ponta

Maldditu Xavier

Tela

Mesmo sendo compacto ao extremo, o Galaxy Book2 Pro tem tela de 15,6 polegadas, que é um bom espaço para se trabalhar em um dispositivo móvel que preza pela portabilidade.

Esse display usa um painel AMOLED de alta qualidade, com cores vivas, excelente ângulo de visão, bom nível de brilho e profundidade de preto que impressiona. A resolução é Full HD (10920 x 1080 pixels), que oferece o dobro de densidade de pixels em relação ao modelo do ano passado. Mesmo assim, eu achei que a tela do laptop poderia ser mais nítida.

Em meus testes, percebi os pixels aparentes em sites web e também na interface do Windows, sendo que em modelos de notebooks muito mais baratos a tela parecia um pouco mais nítida.

Isso pode ser um problema relacionado ao driver da placa de vídeo, mas também pode ser baixa densidade de pixels do painel escolhido pela Samsung.

No mais, a tela do notebook tem qualidade muito boa, e agrada todo tipo de usuário, de profissionais que lidam com edição de imagens a fãs de filmes e séries, que, obviamente, não tenham um telão 4K disponível.

Teclado e Touchpad

Apesar do pouco espaço disponível no chassi do Galaxy Book2 Pro, o teclado do dispositivo foi muito bem implementado pela Samsung. As teclas possuem bom espaçamento e obedecem ao layout ABNT2, o que favorece usuários brasileiros. Fora isso, o formato e localização das teclas de uso frequente facilita a usabilidade.

Outro destaque desse teclado é que ele traz o pad numérico, que facilita bastante a digitação de números. E sem falar da retroiluminação, que possui ajuste automático de brilho, de acordo com o nível de luz do ambiente. As teclas são bem finas, mas possuem feedback tátil muito competente.

Outra “mágica” que a Samsung conseguiu oferecer neste notebook com design super slim é o touchpad com tamanho muito satisfatório e com ótima precisão.

Configuração e Desempenho

O Galaxy Book2 Pro é equipado com o chip Intel Core i7-1260P, com 12 núcleos e 16 threads, acompanhado de gráficos integrados Intel Iris Xe, 16 GB de RAM LPDDR5, SSD de 1 TB NVMe e uma placa de vídeo Intel Arc A350M, com 6 GB de VRAM GDDR6.

Esse hardware é suficiente para que o dispositivo consiga oferecer ótimo desempenho para todo tipo de tarefa, principalmente para profissionais que lidam com suítes de escritório e para estudantes que precisam executar muitos aplicativos e abas do navegador abertos ao mesmo tempo.

Quem precisar jogar ou editar fotos e vídeos, poderá tirar proveito da GPU dedicada da Intel, mas é necessário destacar que este notebook não é gamer, nem voltado para profissionais com foco em atividades muito pesadas. Até porque isso demandaria hardware e sistema de refrigeração que não se adéquam ao design do produto.

Ainda assim, o Galaxy Book2 Pro conseguiu manter o alto desempenho do processador, mesmo em situações de estresse, e com nível de ruído muito baixo.

O SSD NMVe não alcançou velocidades de leitura e escrita compatíveis com os dispositivos mais rápidos que temos no mercado. No entanto, o drive incluído no modelo parece dar conta de todas as solicitações feitas pelo usuário, como ligar e desligar a máquina, assim como abrir programas.

Em praticamente toda análise de notebook, eu destaco a má qualidade da webcam embutida no equipamento. Desta vez, preciso ressaltar que o Galaxy Book2 Pro traz uma webcam Full HD de ótima qualidade para este segmento.

Além de ter boa nitidez, essa câmera ainda conta com recursos que melhoram a experiência do usuário em chamadas de vídeo, como o rastreio inteligente do rosto e a redução de ruídos na captação de voz.

O selo Intel EVO é uma maneira fácil que o usuário pode usar para identificar equipamentos que possuem as mais modernas tecnologias, além de alta durabilidade, excelente desempenho e autonomia de bateria bem acima da média

Maldditu Xavier

Usabilidade

Como era de se esperar, o Galaxy Book2 Pro vem com o Windows 11 Home Single Language pré-instalado, com a adição de uma versão de avaliação do antivírus McAfee LiveSafe.

O laptop ainda traz uma série de aplicativos dedicados da Samsung, algo que não é listado como pró ou contra pelo fato de que essa característica pode ser útil para alguns usuários, mas inútil para outros.

O fato é que a fabricante tenta oferecer uma experiência mais cômoda para usuários que já estão acostumados com seu ecossistema. E como ela é uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, sabemos que esses clientes não são poucos. Além disso, recursos considerados inúteis pela maioria dos usuários poderão ser excluídos ou repensados em modelos de notebooks posteriores.

Entre os aplicativos da suíte da Samsung, estão presentes um gerenciador de atualizações de drivers, vários apps que fazem parte da interface da empresa para smartphones e tablets, que possuem sincronização com a nuvem, além da Bixby, uma sessão de configurações do equipamento e utilitários simples.

Fora isso, há ainda serviços que permitem o fácil compartilhamento de arquivos entre o notebook e dispositivos móveis da marca, e vice-versa. Dá até mesmo para utilizar um dos modelos mais recentes de seus tablets como segunda tela, por meio de uma conexão sem fio.

O notebook conta com uma facilidade de logon, que é o sensor de impressões digitais. Ele funciona muito bem, e não apresentou falhas durante meus testes. O único ponto fraco do sensor é que ele faz parte da área de teclado, ficando localizado logo acima da tecla NUM LOCK.

Sistema de Som

O Galaxy Book2 Pro conta com áudio estéreo, pois é equipado com dois alto-falantes que trazem tecnologia da renomada AKG. Cada um dos alto-falantes pode atingir a potência máxima de 5 W RMS, totalizando 10 W RMS. Este sistema de som oferece as tecnologias Smart Amp e o Dolby Atmos.

Neste quesito, como eu sempre destaco, notebooks, de uma forma geral, não fornecem áudio bom o suficiente para amantes de música. Se você quer escutar sua playlist com o mínimo de qualidade, invista em bons fones de ouvido ou boas caixas de som.

No mais, o áudio do equipamento serve para quem vai assistir a filmes e séries casualmente.

Bateria e Carregamento

A bateria do Galaxy Book2 Pro tem 68 Wh. Ela fornece uma ótima autonomia, não apenas por sua capacidade, mas também pela eficiência energética dos componentes que equipam a máquina.

Fiz um teste básico de consumo de energia com o Galaxy Book2 Pro, rodando vídeos na Netflix por três horas consecutivas, com o brilho da tela em 50%, o som desligado e o esquema de energia configurado para “melhor eficiência energética”.

No final do teste, ainda restavam 80% de carga na bateria do notebook. É uma marca muito boa, o que comprova que o selo Intel EVO faz diferença.

Já o carregador de 65 W se destaca pelo tamanho compacto, pela leveza e por usar conector USB-C. Este carregador serve, inclusive, para carregar outros dispositivos que também usam cabo USB-C, como celulares e tablets.

Mesmo sendo tão compacto, o Galaxy Book2 Pro possui um teclado muito bem implementado, com teclas bem espaçadas e com ótimo feedback tátil

Maldditu Xavier

Concorrentes Diretos

Há outros dispositivos ultraportáteis no mercado que podem concorrer com o Galaxy Book2 Pro. No entanto, achei melhor sugerir logo um equipamento que oferece processador e gráficos mais poderosos, além de bateria com maior autonomia: o MacBook Air M2, da Apple.

MacBook Air M2 em sua versão de 8 GB de RAM e armazenamento de 256 GB tem preço compatível com o Galaxy Book2 Pro, ficando em torno dos R$ 10,4 mil. Neste caso, o usuário teria de abrir mão do dobro de RAM e de muito mais espaço interno, mas teria um equipamento muito mais rápido e econômico.

Fora o fato de o MacBook Air M2 ter tela com duas polegadas a menos, sua tela tem melhor qualidade, e ele ainda vence o Galaxy Book2 Pro na câmera e no som.

Vale a pena comprar o Samsung Galaxy Book2 Pro?

O Galaxy Book2 Pro faz parte de uma linha de notebooks que preza pelo formato compacto, fino e leve. São equipamentos destinados a profissionais e usuários que precisam de máxima portabilidade, além de confiabilidade, já que o dispositivo cumpre com as exigências do selo Intel EVO.

Ele foi lançado no Brasil por cerca de R$ 13 mil mesmo não tendo desempenho topo de linha para o segmento de computadores portáteis. Ainda assim, o notebook oferece uma experiência de uso extremamente satisfatória, e vem com o sistema operacional mais popular do mercado. Logo, trata-se de uma boa escolha para quem tem o orçamento certo.

Agora, se você pode abrir mão da tela de 15,6 polegadas e do SSD de 1 TB em nome de um processador e de uma placa de vídeo mais poderosos, e de uma bateria muito mais duradoura, pode adquirir o MacBook Air M2 sem medo.