O que é e quando começa a Black Friday 2022?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 08 de Novembro de 2022 às 14h20

clique para compartilhar

Link copiado!

A Black Friday é um dos principais eventos de varejo para encontrar ofertas e descontos especiais. Originalmente criada nos Estados Unidos, ganhou muita popularidade no Brasil e, desde 2010, consolidou-se como uma data muito esperada para movimentar o comércio em lojas físicas e e-commerces. Entenda melhor o que é Black Friday e saiba quando vai ser a edição deste ano.

O que é Black Friday?

A Black Friday é uma data comemorativa criada nos Estados Unidos, para a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, celebrado na quinta-feira da quarta semana de novembro. Marca o início de um período de compras para as comemorações de Natal e Ano Novo, e é conhecida como uma data em que lojas e redes de varejo aplicam descontos em seus produtos.

Em estabelecimentos físicos dos EUA, frequentemente as lojas são abertas durante períodos maiores, com grande concentração de clientes na abertura. Já no Brasil, a Black Friday começou a ser realizada em 2010, de forma online. Nos anos seguintes, consolidou-se como um sucesso comercial e um período de muitas vendas, com maior adesão de lojas.

Segundo pesquisas feitas pelo Mercado Livre e Mercado Pago, em parceria com o Instituto Ipsos, as projeções de vendas para a edição de 2022 são boas. De acordo com os dados do estudo, 78% dos brasileiros querem gastar mais durante o evento.

Entre as motivações para esse comportamento há consumidores mais organizados financeiramente e o Mundial de Futebol de 2022, que elevou as intenções de compra de televisores com mais de 50 polegadas e smartphones. 

Quando começa a Black Friday 2022?

Em 2022, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro. A data é sempre marcada para a sexta-feira da quarta semana do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Ainda que a data oficial seja apenas na sexta-feira, 25, muitas redes de varejo no Brasil ampliam os períodos de ofertas para a semana que antecede a Black Friday, ou até mesmo para todo o mês de novembro.

Como funcionam as ofertas? 

A Black Friday consiste em oferecer descontos durante as 24 horas da sexta-feira. É comum que as ofertas deste dia sejam maiores que em outras épocas do ano, ou incluam uma variedade maior de produtos.

Muitos sites de e-commerce adicionam uma contagem regressiva nas páginas das lojas, indicando o período restante até o início da Black Friday, para concentrar uma quantidade maior de clientes e visitas na data. Essa liquidação dura, oficialmente, apenas até o final da sexta-feira e, por conta desse curto período, os descontos podem ser mais vantajosos do que em outras situações.

Além da Black Friday, também existe a Cyber Monday ("Segunda-Feira cibernética", em tradução livre), que vai ser realizada no dia 28 de novembro desse ano. Essa data, reservada para a primeira segunda-feira após a Black Friday, foi criada com o objetivo de impulsionar as vendas em lojas online. No entanto, com a popularização dos e-commerces, esse período funciona como uma oportunidade para prolongar vendas e ofertas.

A lista de produtos vendidos é muito variada e atinge diversos segmentos do varejo. Essa época do ano é frequentemente indicada para procurar por descontos em celulares, eletrodomésticos, games, acessórios periféricos e peças de vestuário. Entretanto, para garantir as melhores promoções e ofertas reais, é recomendado acompanhar a variação de preços, nos dias anteriores ao evento.