WhatsApp começa a liberar criação de links para chamadas de voz e vídeo

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2022 às 10h46

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre WhatsApp
ver mais

O WhatsApp começou a liberar a opção para gerar links diretos para chamadas de voz ou vídeo. Anunciada por Mark Zuckerberg no começo desta semana, a permite convidar pessoas para conversas em tempo real apenas com um endereço, assim como acontece em plataformas como o Google Meet.

A prévia do recurso foi encontrada na versão 2.22.21.13 do WhatsApp Beta para Android, mas essa não é a primeira vez que ele aparece no app: na compilação 2.22.6.5, a função foi encontrada em desenvolvimento, destacou o site WABetaInfo. A construção da ferramenta, portanto, acontecia antes mesmo do anúncio oficial e a novidade agora é que ela já está disponível para alguns testadores.

O atalho para criar links para chamadas foi encontrado no topo da guia “Chamadas” do app. Tocar nele abrirá um menu para criação de uma chamada, em que o usuário deve escolher um tipo (voz ou vídeo) e terá acesso aos métodos de compartilhamento do link: enviar pelo próprio WhatsApp, copiar para a área de transferência ou compartilhar por outros aplicativos.

É necessário ter conta no WhatsApp

Para participar de uma chamada, o usuário convidado com link precisa ter uma conta ativa no WhatsApp — então, não é possível acessar a conversa sem se identificar. Ao entrar numa ligação, o número do participante é relevado para todo mundo. Além disso, as ligações ainda são protegidas por criptografia de ponta a ponta, assim como as conversas tradicionais.

Não se sabe por enquanto quando essa função será liberada para todo mundo, mas nem todos os testadores têm acesso a ela ainda. Por se tratar de uma adição mais simples, é provável que não demore muito para que o público geral possa experimentá-la no mensageiro.

Fonte: WABetaInfo