Samsung é acusada de limitar o desempenho do celular em mais de 10 mil apps

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2022 às 16h25

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre Samsung
ver mais

A Samsung foi acusada de limitar o desempenho de celulares em mais de 10 mil aplicativos, enquanto dedica 100% do celular em benchmarks. Segundo relatos de usuários do Twitter e informações do blog Naver, todo dispositivo da marca teria uma ferramenta chamada GOS cuja função seria limitar o desempenho em uma extensa lista de apps, incluindo jogos. A empresa já investiga o problema.

Na rede do passarinho azul, a denúncia parte do usuário conhecido como @GaryeonHan, que alega ter encontrado a lista de apps afetados pelo GOS. A seleção inclui nomes como Microsoft Word, Excel, Spotify, Snapchat e Instagram.

Curiosamente, na lista não figuram nomes populares de medidores de desempenho, como 3DMark, Antutu, PCMark ou GeekBench, sugerindo que seriam exceções para o otimizador GOS. Em fóruns sul-coreanos, usuários alegam ter conseguido extrair mais performance de jogos como Genshin Impact ao trocar o nome do app para "GeekBench".

Razão é um mistério

O motivo dessa limitação de desempenho é incerto e o informante prefere não entrar em detalhes para preservar a identidade das fontes. Contudo, uma das hipóteses seria de que a Samsung usaria o GOS para preservar a autonomia da bateria, assim como a OnePlus fez no ano passado com o OnePlus 9.

De toda forma, os números obtidos pelas ferramentas de benchmark não seriam 100% condizentes com o desempenho oferecido pelo celular no dia a dia, o que frustra os usuários mais aficionados por desempenho.

Samsung reconheceu o problema

Em um dos tuítes, o informante afirma que a fabricante reconheceu o problema e até o vice-presidente da Samsung Electronics, Lee Jae-yong, estaria envolvido nas investigações. Para o informante do Twitter, fontes internas da empresa dizem que se trata de um bug da ferramenta de otimização.

A Samsung ainda não se pronunciou de forma pública sobre o problema, mas se espera que a fabricante entre em detalhes em breve.

Fonte: @GaryeonHan