Quem paga o pedágio no Uber?

Quem paga o pedágio no Uber?

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 23 de Setembro de 2022 às 09h40
Roger Victorino/Unsplash. Montagem: Canaltech

Uma dúvida que pode ser recorrente entre usuários de aplicativos de transporte é: quem paga o pedágio no Uber? Afinal, o app de viagens particulares calcula um valor “fixo" assim que você solicita uma corrida, e o preço não costuma mudar até o fim do trajeto.

Pensando nisso, o Canaltech responde, a seguir, como o Uber lida com viagens que tenham um ou mais pedágios ao longo do caminho. Veja, ainda, dicas de segurança para evitar cobranças indevidas no aplicativo para Android e iPhone (iOS).

Pedágio no Uber: quem paga?

Quem paga o pedágio no Uber é o próprio passageiro. Isso porque, quando você solicita uma viagem na Uber, o aplicativo calcula automaticamente os preços do ponto inicial e final da corrida. E, se no trajeto houver um pedágio, o valor já é inserido no preço total exibido no app.

Entretanto, pode acontecer de o Uber atualizar o valor da corrida. Esse tipo de situação é comum caso você altere o trajeto ou adicione paradas na viagem, tornando o caminho mais caro. Mas, novamente: tudo é calculado direto no aplicativo da Uber, sem você precisar pagar o motorista.

Quem paga o pedágio no Uber: valores extras são inseridos automaticamente no preço total da corrida (Imagem: Divulgação/Uber)

A Uber ainda afirma:

"As cobranças adicionadas ao preço da viagem podem não corresponder exatamente ao valor pago pelo seu motorista. Por exemplo: uma cobrança extra quando seu motorista pagar um pedágio ao retornar para a cidade de origem da viagem ou por partidas e chegadas em um aeroporto.

Em algumas cidades, os valores dos pedágios e cobranças extras são uma estimativa. Isso se deve a flutuações nos valores realmente pagos. Também é possível que você pague ao seu motorista outras cobranças relacionadas a custos ou inconveniências diversas, como uma taxa de estacionamento para entrar em algum local ou uma viagem de retorno de longa distância após a chegada ao seu destino."

Consigo saber quando o pedágio foi pago?

Sim. No recibo da sua viagem, você verá informações como preço total da corrida, descontos, cobranças extras e pedágios. É possível consultar esses dados no app da Uber ou pelo comprovante enviado para o seu e-mail cadastrado.

Vale lembrar, também, que o motorista da Uber não precisa parar na cabine de pedágio para efetuar o pagamento por conta própria.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.