One UI 3.0 Beta | Novidades e recursos da nova versão da interface da Samsung

Por Diego Sousa | 20 de Setembro de 2020 às 08h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre Samsung
ver mais

A nova versão da interface da Samsung, software que roda por cima do sistema operacional Android, entrou em testes no dia 6 de agosto. A One UI 3.0 traz algumas mudanças na experiência do usuário com seu dispositivo Galaxy e, segundo o site malaio da companhia, deve começar a ser disponibilizada oficialmente em novembro de 2020.

Baseada no recém-lançado Android 11, a skin trará uma série de novos recursos e melhorias visuais em relação à versão 2.5, lançada com a linha Galaxy Note 20. Confira abaixo todas as novidades da One UI 3.

Novos recursos

Painel de notificações: a partir da One UI 3, as notificações de conversas serão agrupadas em um só lugar, facilitando o controle dos seus chats para não se perder em meio a tanta mensagem. Além disso, a empresa promete melhorar o controle de reprodução de mídias.

AR Emoji em videochamadas: o avatar criado pelo seu Galaxy poderá ser utilizado em chamadas de vídeo na tela inteira, e não mais apenas como um “filtro” na sua cabeça. O bonequinho vai reproduzir seus movimentos na tela.

Dual Preview: já presente no Galaxy Z Fold 2, a prévia de fotos nas duas telas, interna e externa, passará a estar disponível também no Galaxy Fold com a One UI 3. Isso permite que quem está presente no quadro veja como está saindo na foto, além de habilitar a selfie com a câmera principal.

Tela de bloqueio dinâmica: o recurso que troca a imagem de fundo na tela de bloqueio, já presente nos celulares da Samsung, passa a funcionar também nos tablets da empresa que receberem a nova versão da interface.

Samsung Internet: o navegador Samsung Internet tem recebido diversos novos recursos nos últimos meses e, com a versão 3.0 da One UI, a ferramenta passará a bloquear o redirecionamento de sites ao tocar no botão Voltar, além avisar o usuário sobre páginas que exibem muitos pop-ups ou notificações e proibi-los de serem exibidos.

O visual do navegador também mudará, principalmente o menu de opções, com o objetivo de tornar os novos recursos fáceis de encontrar. Uma dessas novas funções é a de traduzir sites com apenas um botão e também uma opção para esconder a barra de status para uma experiência mais imersiva.

Já o número de abas suportadas simultaneamente aumentará para 99 e o design da barra de guias será aprimorado para se tornar compatível com todos os dispositivos. Também vai ser possível bloquear e reordenar as abas de lugar, assim o ambiente deve ficar mais organizado.

Por fim, uma notícia triste é que o Samsung Internet não terá mais compatibilidade com o painel Edge, recurso que pode ser acessado deslizando o dedo na lateral dos aparelhos Galaxy.

Contatos: o aplicativo Contatos é um pouco confuso, pois geralmente são exibidos os contatos sincronizados do Gmail e do chip. Com a One Ui 3.0, será possível deletar números duplicados e procurar nomes com mais facilmente e editar múltiplos contatos de uma só vez.

Além disso, o limite de tempo da lixeira dos contatos será estendida de 15 para 30 dias, assim você terá um tempo maior para recuperar um contato previamente apagado.

Telefone: em relação à interface do app Telefone, a One UI 3.0 trará a possibilidade de customizar a tela de chamada com suas próprias fotos e vídeos.

Mensagens: o app Mensagens ganhará uma lixeira para armazenar mensagens deletadas por um período.

Galeria e Editor de fotos: já disponível em outros editores de fotos, a função de reverter as imagens editadas para suas versões originais finalmente será adicionada na One UI 3.0.

Calendário e Lembrete: com a One UI 3.0, o layout dos aplicativos Calendário e Lembrete serão aprimorados para exibir um alerta em toda extensão da tela.

Os eventos que começam no mesmo horário passarão a ser mostrados na visualização do mês e da agenda. Além disso, as opções de adicionar e editar eventos serão reorganizadas para facilitar a navegação.

Samsung DeX: a One UI 2.5 já havia trazido a opção de conectar sem fio aparelhos Galaxy compatíveis com o DeX a TVs e a nova versão vai manter esse recurso. A novidade será um novo touchpad que permitirá alterar o zoom da tela e o tamanho da fonte mais facilmente.

Samsung Keyboard: não haverá muitas mudanças na usabilidade do teclado oficial da Samsung, mas ele ganhará a adição de sugestões de preenchimento e a opção de copiar e colar imagens direto do teclado. Além disso, suas configurações agora organizarão as principais ferramentas em primeiro lugar.

Acessibilidade: a One UI 3.0 vai se tornar mais inteligente para fornecer recursos de acessibilidade baseados no seu uso, além de possibilitar o acesso rápido às principais funções através das configurações do aparelho.

Detectores sonoros funcionarão com dispositivos compatíveis com a plataforma SmartThings, como TVs e lâmpadas inteligentes, com o intuito de dar alertas mais visíveis quando a campainha toca ou o bebê está chorando, por exemplo.

Economia de bateria: nas configurações de bateria, haverá a adição de uma nova função chamada "Minimal Battery Use", que aplicará um tema escuro, uma tela inicial bastante simples e limite aplicativos em segundo plano para focar na economia de energia.

Outra nova opção que podemos observar é um modo de processamento aprimorado, que faz basicamente um "overclock" no aparelho para fornecer mais desempenho.

Bixby Routines: as rotinas da Bixby são usadas para ajustar automaticamente algumas configurações e controlar aplicativos do aparelho com base nos seus padrões e preferências de uso. Com a One UI 3.0, será possível aplicar um ícone personalizado para cada rotina e ver quais ações são revertidas quando uma rotina termina.

Outras novidades incluirão algumas funções de acessibilidade, novas condições de rotina, incluindo horário específico, rede Wi-Fi, conexão Bluetooth e chamadas recebidas de um contato específico.

Bem-estar digital e Controle dos pais: um widget na tela de bloqueio para checar o tempo de tela sem desbloquear o telefone estará disponível com a atualização, além de algumas métricas adicionais para o relatório semanal, como o tempo de uso enquanto dirige.

Você também vai poder ver como seu uso mudou desde a semana anterior e verificar o tempo de uso de cada recurso.

One UI 3.0 Beta | Novidades e recursos da nova versão da interface da Samsung

Reprodução/XDA-Developers

Visual

Tela inicial: recurso bastante bem-vindo na interface da LG, desligar a tela dando dois toques em um local vazio na tela inicial finalmente está disponível para os usuários com a One UI 3.0.

Adicionar widgets de aplicativos também ficará mais fácil com a nova interface, bastando tocar e segurar no ícone associado.

Tela de bloqueio: a tela de bloqueio passará a exibir widgets mais inteligentes e a opção de alterar o papel de parede automaticamente de acordo com o tempo mostrará mais categorias.

Painel de notificações: foi adotado um efeito de desfoque no painel de notificações bastante interessante, semelhante à interface dos smartphones da OPPO.

Alguns detalhes menores, como o redesign do painel de volume, também não serão esquecidos. Com a atualização, o painel será exibido no canto direito da tela de forma vertical e terá três pontinhos na parte superior que encaminha para outras opções de áudio.

Câmera

A One UI 2.5 já havia trazido algumas importantes novidades no aplicativo de câmera da Samsung e a nova versão adicionou apenas melhorias no autofoco e na auto-exposição, além de aprimoramento na estabilização ao fazer fotos da lua.

Celulares que vão receber a One UI 3.0

A Samsung ainda não revelou quais aparelhos receberão a nova One UI 3.0, mas, provavelmente, as linhas Galaxy S20, Galaxy Note 20 serão as primeiras, seguidas pelos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Z Flip.

As linhas Galaxy Note 10 e Galaxy S10, se receberem a atualização para o Android 11, também devem receber o update quando for disponibilizado. Confira os aparelhos da Samsung que podem ser atualizados para o novo Android:

Importante mencionar que, como a One UI 3.0 está na versão beta, algumas funções podem sofrer alterações. A Samsung divulgou apenas alguns recursos de maneira oficial, no site malásio da interface, onde ainda avisa que a versão final começa a chegar a alguns mercados no mês de novembro de 2020.

Fonte: XDA-Developers, Samsung