Google Discover vai ajudar você a se livrar de conteúdos desinteressantes

Google Discover vai ajudar você a se livrar de conteúdos desinteressantes

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2022 às 17h37
Reprodução/Google

O Google Discover passou a oferecer a capacidade de expressar desinteresse em vários assuntos de uma só vez. O local é aquele exibido no aplicativo do Google e na página inicial do Chrome com notícias recentes e vídeos baseados no seu gosto.

Antes, era possível escolher um artigo específico e tocar no botão de três pontos para selecionar como "não interessado". Essa marcação afetava um tópico ou o site em si. Também dava para configurar um a um os tópicos permitidos e os bloqueados, mas o procedimento é bem mais complexo e envolve o acesso às configurações da sua conta do Google.

Você pode definir quais tópicos não está interessado dentro de um assunto maior (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Agora, é possível selecionar a opção "Não interessado em um tópico" e você poderá marcar mais de um assunto contido naquela matéria jornalística ou artigo. Isso deve garantir maior rapidez e precisão para o algoritmo do Google compreender o seu desinteresse.

Se você estiver lendo uma notícia sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol e houver dados sobre vários times. Você pode ter marcado o desinteresse por notícias sobre o Flamengo, mas ainda quer saber sobre o torneio e sobre o seu time do coração. No layout novo, bastaria marcar o tópico "Flamengo" para que apenas os conteúdos com essa palavra-chave sejam omitidos.

A novidade ainda está em fase de testes com um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos. É provável que seja futuramente expandida para mais regiões, com o Brasil incluso na lista.

Mais precisão para seus interesses

A ferramenta havia adicionado a opção de bloquear canais específicos do YouTube, assim você evita se deparar com criadores que não gosta. Esses menus de contexto são usados pelos programas para oferecer atalhos a funções úteis e recorrentes, como denunciar sites ou marcar conteúdos desnecessários.

A mudança afeta apenas o Discover no aplicativo do Google para Android e iOS. É provável que futuramente a empresa expanda a funcionalidade para outros locais onde a área é exibido, como a página inicial do Chrome ou para a versão desktop.

Em maio, o Google anunciou a intenção de colocar anúncios em vídeo no feed do Discover. O formato usado seria parecido com o pensado para o YouTube Shorts, assim as pessoas se deparariam com vídeos curtos enquanto ficam em dia com os assuntos de interesse.

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.