Como usar o WhatsApp Web | Guia Prático

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Janeiro de 2022 às 11h55

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre WhatsApp
ver mais

Quer saber como usar o WhatsApp Web? O aplicativo de mensagens possui uma versão para navegadores com algumas das principais funções presentes nos celulares. Dessa forma, você pode enviar e receber mensagens no computador mesmo quando seu smartphone não estiver por perto.

A versão Web é uma alternativa muito interessante para quem precisa utilizar o WhatsApp como ferramenta de trabalho. É possível enviar arquivos de mídia, pesquisar o histórico de mensagens e administrar todos os chats. Veja, a seguir, como usar o WhatsApp Web e quais são suas principais vantagens.

Como entrar no WhatsApp Web

Primeiramente, você precisa acessar o site do WhatsApp Web para vincular o seu celular com a versão para navegadores.

1. Abra web.whatsapp.com no seu navegador;

2. Aguarde a exibição de um QR Code na tela;

Em seguida, é necessário realizar o seguinte procedimento em seu celular:

No Android

3. Abra o WhatsApp;

4. Toque no ícone de três pontos (menu);

5. Selecione “Aparelhos conectados”

6. Em seguida, toque em “Conectar um aparelho”;

7. Valide o processo com a sua senha;

8. Aponte a câmera para escanear o QR Code exibido no WhatsApp Web;

9.Depois desse procedimento, você poderá usar o WhatsApp no navegador normalmente.

No iOS (iPhone)

Acesse a mesma opção e siga os mesmos passos, a partir da tela “Configurações”;

Como usar Múltiplos aparelhos no WhatsApp Web

Por muito tempo, o WhatsApp Web só funcionava com o celular conectado à internet. Entretanto, com a função “Múltiplos aparelhos”, é possível usar o mensageiro pelo computador independentemente da conexão com o celular: só precisa estar conectado durante o processo de escanear o QR Code.

O recurso ainda está em versão beta e conta com algumas limitações. Não é possível, por exemplo, participar de chamadas de vídeo. Veja como ativar a função múltiplos aparelhos:

  1. No celular, acesse a tela de “Aparelhos conectados”;

  2. Toque na aba "Múltiplos aparelhos (Beta)";

  3. Em seguida, toque em “Entrar na versão beta”;

  4. Leia o QR Code novamente para acessar o WhatsApp Web.

    OBS: Por se tratar de um recurso beta, a função pode ser desativada ou mudar a qualquer momento.

Como usar o WhatsApp Web

Após conectar o WhatsApp em seu navegador, é hora de explorar as principais funções.

O WhatsApp Web reúne muitos recursos encontrados no aplicativo para celulares. Logo na tela principal, é possível visualizar a lista de conversas em uma coluna à esquerda. Ao clicar, a janela de mensagens é exibida, e você pode conversar ou enviar arquivos de mídia.

O WhatsApp Web permite enviar e receber fotos, vídeos e documentos. Para enviar, clique no ícone de anexo e selecione o formato. Quando você recebe um arquivo, é possível fazer o download pelo próprio navegador.

Durante as conversas, há a possibilidade de enviar GIFs e figurinhas pela plataforma. A versão para navegadores, inclusive, possui uma ferramenta própria para criar stickers com imagens salvas no seu computador. Quando uma mensagem é recebida, a plataforma oferece diferentes formas de notificação, incluindo alerta sonoro e um pop-up na tela.

A ferramenta também permite criar e gerenciar grupos. Nesse caso, clique no ícone com três pontos acima da lista de contatos e selecione "Novo grupo". Em seguida, você pode escolher a lista de participantes e alterar configurações como foto, descrição e título.

WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop?

O WhatsApp oferece duas opções para uso em computadores: a versão Web e um aplicativo para desktop, disponível para macOS e Windows. Ambas as versões são muito parecidas, e a principal diferença é a possibilidade de realizar chamadas de vídeo e áudio apenas na versão de desktop.

Por outro lado, o WhatsApp Web tem alguns pontos a seu favor. A ferramenta dispensa a instalação de um software em seu computador, e pode ser usada rapidamente em diferentes dispositivos. Além disso, é possível instalar extensões em navegadores para melhorar a experiência na versão Web. Algumas extensões trazem funções exclusivas, como a possibilidade de borrar arquivos de mídia e ferramentas que ajudam quem utiliza o WhatsApp Business.

Fonte: WhatsApp