Como recuperar mensagens apagadas sem querer do WhatsApp

Como recuperar mensagens apagadas sem querer do WhatsApp

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 19 de Setembro de 2022 às 19h00
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Saber como recuperar mensagens apagadas sem querer do WhatsApp é importante se você realizar essa ação acidentalmente. Afinal, a exclusão definitiva de uma mensagem no aplicativo pode ser definitiva e irrecuperável.

Embora existam outros métodos para recuperar conversas no WhatsApp, esse recurso é nativo e funciona pelo botão "Desfazer", que surge imediatamente após apagar uma mensagem em uma conversa. Ou seja, você terá uma chance de cancelar a exclusão de uma mensagem e recuperá-la imediatamente na conversa pelo aplicativo.

É importante lembrar que a ação para desafazer uma mensagem apagada dura poucos segundos na tela. Caso você demore de executar o cancelamento de exclusão, a mensagem pode ser apagada para sempre. Outro detalhe importante é que o botão "Desfazer" apenas aparece quando você selecione a opção "apagar a mensagem para mim".

Recuperar mensagem apagada no WhatsApp

Excluir uma mensagem do WhatsApp é uma ação comum na rotina de uso do app que pode acontecer, também, por acidente. Veja o passo a passo abaixo mostrando como excluir e, logo em seguida, recuperar a mensagem apagada:

  1. Em uma conversa do WhatsApp, pressione uma mensagem até aparecer a opção para apagá-la;
  2. Toque no botão para apagar uma mensagem;
  3. Escolha a opção "Apagar para mim";
  4. Toque no botão "Desfazer" para recuperar a mensagem imediatamente.
Recupere uma mensagem apagada no WhatsApp pelo botão de desfazer (Captura de tela: Thiago Furquim/Canaltech)

Essa é a única forma de recuperar uma mensagem sem precisar de nenhum aplicativo ou recurso externo. Se você deseja recuperar uma mensagem antiga, veja como restaurar um backup do WhatsApp.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.