Como fazer um currículo online e compartilhar o link

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 03 de Novembro de 2022 às 08h50

clique para compartilhar

Link copiado!

O portfólio é um recurso muito interessante para expor todas as suas qualificações profissionais. Esses sites oferecem ferramentas para fazer um currículo online, exibir diversos trabalhos já feitos e ainda compartilhar o link com outras pessoas.

As páginas de portfólio são muito indicadas para designers, artistas visuais e profissionais de diversas áreas da comunicação. São uma alternativa para quem precisa exibir outros trabalhos que não cabem em um modelo tradicional de currículo, por exemplo.

Durante a personalização, é possível carregar links de trabalhos feitos em outras plataformas, carregar imagens, adicionar outros arquivos e inserir um espaço com informações pessoais e profissionais. A maioria dos serviços permite a criação gratuita de site, porém com limitações sobre a quantidade de conteúdos que podem ser publicados. Veja opções!

Como fazer currículo online e compartilhar link de portfólio

1. About.me

  • Compatibilidade: Web

O About.me é uma opção simples, porém muito indicada para criar sites com o currículo. A versão gratuita do serviço monta uma espécie de cartão de visitas digital, com uma página para inserir informações profissionais e uma imagem de exibição. Além disso, é possível inserir atalhos para seu LinkedIn, e-mail e outros links de redes sociais.

Caso tenha um podcast, canal do YouTube ou página de portfólio, o About.me disponibiliza um botão de convite para essa página. Nas versões pagas, a plataforma oferece recursos para personalizar o domínio e adicionar mais conteúdos de portfólio.

2. Behance

Voltado para designers e artistas visuais, o Behance é uma ferramenta muito popular para divulgar trabalhos. A plataforma combina elementos de redes sociais para criar um portfólio pessoal, exibir criações recentes, buscar por inspirações e até mesmo realizar transmissões ao vivo.

O Behance é gratuito e pode ser criado por qualquer pessoa com uma conta Adobe. Na área de busca e na configuração do perfil, é possível adicionar informações sobre a sua carreira profissional, ocupação e até mesmo procurar por oportunidades de emprego.

3. Journo Portfolio

  • Compatibilidade: Web

Existem muitas plataformas voltadas para a criação de portfólios de escritores, redatores e comunicadores. O Journo ganha destaque pelas opções de personalização e por oferecer um espaço para inserir links de conteúdos publicados em outros sites.

Na versão gratuita do serviço, é possível adicionar até 10 links de artigos e criar uma página inicial para seu próprio site de portfólio, além de espaço para anexar arquivos. A tela de edição do Journo oferece diversos temas, fontes e esquemas de cores para deixar o site de seu jeito preferido.

4. Wix

Além das opções mencionadas anteriormente, você também pode criar um site do zero e usá-lo como portfólio. Nesse caso, o Wix é uma opção recomendável pela quantidade de modelos disponíveis e a interface simplificada, que permite alterar o layout com comandos para clicar e arrastar.

Se precisar de um ponto de partida, vale a pena conferir a categoria de portfólios na lista de templates do Wix. O serviço oferece modelos personalizáveis indicados para fotógrafos, artistas visuais, redatores e outras opções. A versão gratuita traz recursos para criar e editar seu site, acessar modelos personalizáveis e usar um domínio do próprio Wix. Os planos pagos são indicados para aumentar a largura de banda e criar domínio personalizado.