As 5 notícias mais quentes sobre web, redes sociais e apps da semana (01/10)

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Outubro de 2022 às 09h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Nesta semana tumultuada, muitas das novidades podem ter passado sem você perceber. Não precisa sair correndo atrás das notícias, pois o resumo semanal do Canaltech apresenta os principais destaques dos últimos dias — ao menos, quando o assunto é web, redes sociais e aplicativos.

A estrela da semana foi o Google, que apresentou uma série de ferramentas novas do buscador mais famoso do mundo durante o evento Google Search On. As novidades foram várias e, embora boa parte delas não esteja disponível no Brasil logo de cara, logo devem começar a mudar a forma com que você faz pesquisas de preço na internet.

A evolução das compras no Google

No grande evento, a Gigante das Pesquisas apresentou suas mais novas apostas para incrementar a usabilidade do buscador para pesquisa de produtos e compras online. Dentre as novidades está o Multisearch, uma espécie de comparador integrado que permite fazer pesquisas cruzadas para encontrar mercadorias específicas na internet.

DALL-E disponível para todo mundo

A OpenAI disponibilizou o DALL-E 2, sua inteligência artificial geradora de imagens a partir de descrição em texto, para todos os usuários. Qualquer pessoa, seja ela uma antiga experimentadora da ferramenta ou não, pode acessar e brincar com o algoritmo de forma gratuita e gerar suas próprias criações.

IA criadora de vídeos de Mark Zuckerberg

Nesta mesma semana, a Meta apresentou o Make-A-Video que, de forma semelhante ao DALL-E 2, gera imagens a partir de descrições em texto — neste caso, até animadas. O projeto ainda é de acesso limitado a cientistas e é bastante preliminar, mas as criações destacadas pela empresa são bem interessantes.

Tuítes editáveis vêm aí

Na sexta (30), o Twitter publicou o primeiro tuíte editado da história da rede social. O simples post foi feito pela conta oficial do Twitter Blue, serviço de assinatura da plataforma, e reforça que a novidade será inicialmente exclusiva para usuários pagantes e não deve demorar para chegar.

Instagram raiz de volta? Melhor não arriscar

Recentemente, o aplicativo OG App prometeu reviver a experiência convencional do Instagram em um novo app. O programa era como um clone da plataforma, apresentando o mesmo conteúdo e permitindo interagir normalmente com perfis seguidos e seguidores. A ferramenta, porém, viola as regras de uso da rede social e a Meta já pede pela sua remoção das lojas de apps.

Vale a pena conferir