App da Netflix para iOS ganha novo visual

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Janeiro de 2023 às 16h37

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre Netflix
ver mais

O app da Netflix está de cara nova no iOS. Lançada por atualização, a revisão da interface introduz um visual inédito para o serviço de streaming, agora com foco no uso de cartões, planos de fundo dinâmicos, animações e interações especiais usando os sensores de movimento do iPhone.

As primeiras mudanças são visíveis assim que o app é aberto: um card relacionado aos títulos do momento aparecem em toda a tela. O elemento é animado, tem efeitos de luz e se movimenta junto com o celular, interagindo com os movimentos do usuário captados pelo acelerômetro, como se fosse um objeto tridimensional.

Ficou mais fácil navegar no catálogo da Netflix no app para iPhone. Os filtros de categorias ficaram melhores e, ao selecionar um título, uma animação toma conta da tela para exibir os detalhes do conteúdo escolhido. Ao arrastar para cima enquanto vê os detalhes de uma série, a seleção de episódios (e suas respectivas sinopses) toma espaço.

Apesar das melhorias na experiência geral, a plataforma continua familiar e intuitiva. Usuários facilmente notarão a diferença na interface, mas não precisarão de muito tempo para se adaptar para elas e utilizar o streaming sem dificuldade. Dessa vez, porém, ficará ainda mais interessante ficar passeando pelos menus da plataforma enquanto não encontra nada para assistir.

Desenvolvimento começou em 2022

No Twitter, o ex-designer de interface da Netflix Janum Trivedi comentou sobre o desenvolvimento da novidade. “No último ano, conduzi uma atualização da interface de usuário para tornar o Netflix mais fluido, agradável e polido”, disse no Twitter. “Hoje, todo esse trabalho foi implementado”, complementou.

Ele ressaltou a presença de novos papeis de parede dinâmicos, com tom gradiente conforme a capa do filme/série, as novas transições de cartões e elementos visuais, e as novas animações de inicialização de aplicativo, interações com o motor de vibração e alternância de perfis.

Mais mudanças vêm aí

Segundo o mesmo desenvolvedor, a Netflix também prepara alterações visuais para o app da Apple TV. O tuíte relacionado ao assunto não está mais disponível, mas o site 9to5Mac registrou a revelação de que a plataforma de streaming "está se dedicando" para o programa construído para o tvOS.