Desenvolvedor faz Android 12 rodar em Galaxy S3

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Janeiro de 2022 às 10h06

clique para compartilhar

Link copiado!

Galaxy S3
ver mais

Por meio da versão 19 do Lineage OS, um desenvolvedor conseguiu rodar o Android 12 no Samsung Galaxy S3. Lançado em 2012, o smartphone já não conta com suporte oficial da fabricante há anos, porém mesmo o hardware datado não impediu o aparelho de ser atualizado para sistemas mais recentes.

Foi o desenvolvedor identificado como html6405 que fez um Galaxy S3 ligar com a ROM customizada — atualmente, em período experimental. Vários recursos fundamentais, como Wi-Fi, Bluetooth e câmera funcionam como esperado, mas há uma série de funcionalidades ainda ausentes, como desbloqueio de aparelho via SIM PIN e NFC.

O topo de linha de 2012 (modelo IG-I9300) roda um Exynos 4412 e, sem dúvidas, inúmeros smartphones atuais (inclusive alguns fora da fila para receber o Android 12) superam o desempenho dele. Ainda assim, o Galaxy S3 parece dar conta do recado e roda o Android 12 com impressionante fluidez, como mostra a gravação divulgada pelo desenvolvedor.

É um fato conhecido que o Lineage OS dá uma sobrevida para aparelhos abandonados pelas próprias fabricantes, oferecendo atualizações de sistema e patches de segurança por mais alguns anos, mas ver o Android 12 rodando no Galaxy S3 supera expectativas.

Os defeitos encontrados até agora devem ser corrigidos pelo programador html6405 em breve, mas dificilmente usuários voltarão a utilizar o Galaxy S3 só por causa do Android 12 — a não ser para fins experimentais. Mesmo assim, ver um smartphone lançado há cerca de 10 anos com o novo sistema sinaliza que lançamentos mais recentes devem logo ter atualização disponibilizada pela comunidade do Lineage OS.

Fonte: XDA Developers