Como atualizar o Android de um celular Samsung Galaxy

Por Bruno Salutes | Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Setembro de 2019 às 21h30

clique para compartilhar

Link copiado!

Via de regra, a Samsung sempre atualiza seus celulares para uma nova versão do Android, entre opções de entrada, intermediários e topos de linha. Logo, quem tem um smartphone da série Galaxy e quer saber como atualizar seu smartphone, veio ao artigo certo.

A seguir você vai descobrir como atualizar a versão do Android do seu Galaxy e como saber qual a versão mais recente do sistema está, ou estará, disponível para o aparelho.

Como saber se o meu Galaxy será atualizado?

Primeiramente, você precisa saber qual é a versão do Android que está instalada no seu Samsung. Para isso, vá até: Configurações do sistema> Sobre o telefone> Informações de software> Versão do Android.

O Google costuma lançar uma nova versão do sistema anualmente, em meados de agosto. A última versão disponível é o Android 10, mas a Samsung ainda está atualizando alguns aparelhos do Android 8 para o 9, desde outubro de 2018.

A janela de atualizações da Samsung pode chegar há 12 meses e todo aparelho da marca pode receber, ao menos, uma nova atualização durante o período de 18 meses.

Se você quer saber se o seu celular Galaxy irá receber o Android 10, por exemplo, pode acessar essa lista que preparamos aqui no Canaltech com os aparelhos que devem receber a nova versão do sistema. Consulte-a periodicamente, pois iremos mantê-la sempre atualizada:

Existem outros artigos sobre atualizações para aparelhos Samsung aqui no site, mas outra alternativa confiável que você pode consultar é o blog oficial da fabricante.

Como atualizar o Android de um celular Samsung Galaxy

Agora que você já sabe qual é a versão que está instalada no seu celular Samsung Galaxy, e também se ele deve ou não receber novas atualizações, chegou a hora de verificar se existe uma versão disponível para ser baixada e instalada.

  • No seu celular Galaxy, entre nas configurações;
  • Role o menu para baixo e selecione "Atualização de software";
  • Agora, clique em "Verificar atualização'’;
  • Se uma atualização estiver disponível, basta clicar em "Baixar".

É importante lembrar que o celular precisa estar conectado a uma fonte de energia para que a atualização seja baixada e instalada, ou então com carga da bateria acima de 60%. Outro ponto é que seu celular precisa estar conectado no Wi-Fi para o download ser iniciado (sim, você irá gastar muita internet móvel caso queira baixar uma atualização pelo 4G).

O que é atualização de segurança de um celular Samsung Galaxy?

Além das versões liberadas pelo Google, a fabricante do seu celular, no caso a Samsung, pode soltar atualizações complementares e de segurança. Esses pacotes costumam ser liberados com mais frequência do que as novas versões do Android.

Portanto, consulte mensalmente se existem atualizações disponíveis para o seu celular Galaxy. Os pacotes de segurança, que corrigem erros e brechas do sistema, por exemplo, são tão importantes quanto as instalações que mudam as versões do Android.